terça-feira, 26 de julho de 2011

O que é filosofia?



   O que é filosofia?
A origem da palavara filoaofia é grega e significa amor pelo saber, amizade à sabedoria, busca pelo saber.

PHILOS= amizade, amor.

SOPHIA= sabedoria

Atribui-se ao filosofo e matemático Pitágoras o uso inicial da palavra filosofia. Para Pitágoras, somente o ser humano é capaz de filosofar, isto é, de buscar a sabedoria. Os seres humanos não são como animais que seguem apenas os instintos e não tem necessidade de saber, ao contrário, percebem que ignoram as coisas e sentem necessidade de conhecê-las. É essa consciência da própria ignorância e a busca da verdade que nos tornam filósofos.
A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela é, acima de tudo, um modo de nos colocarmos diante da realidade, procurando refletir sobre os acontecimentos.

Conceitos e pré-conceitos acerca da filosofia

São muitos os conceitos de filosofia. E conceitos são idéias desenvolvidas, elaboradas a respeito de um assunto. Exigem de nós análise, reflexão e síntese. Antes de chegar ao conceito de alguma coisa, porém, formamos um pré-conceito.
O pré-conceito é uma idéia ainda não elaborada, um pouco vaga, “por ouvir dizer”. Uma primeira compreensão de alguma coisa. É por isso que muitos preconceitos têm um sentido negativo. É ocaso de preconceitos (pré-conceito) raciais, sexuais, religioso, políticos. O pré-conceito não é ainda um conhecimento seguro. Mas é um ponto de partida e, se for bem desenvolvido, pode torna-se um conceito, ou seja, um conhecimento mais amplo e completo.
Para chegar a um conceito em filosofia, portanto, precisamos começar com os pré-conceitos e desenvolve-los. Este é um trabalho filosófico.






Atitudes filosóficas.

Poderíamos resumir as atitudes filosóficas da seguinte maneira:

Questionar – Ser curioso, perguntar a si mesmo e aos outros sobre tudo que está aí, questionar as afirmações sobre a realidade, interessar-se pelas coisas e pensar sobre elas, suspeitar do que é dito facilmente, das convenções estabelecidas. 

Investigar – Buscar respostas para questões e os problemas, exam inar e comparar essas respostas, buscar as conclusões mais satisfatórias. Questionar as próprias perguntas que fazemos, para avaliar se são boas e se vale a pena investigá-las.

Ampliar – Procurar a ter sempre a visão mais ampla possível do assunto, levar muitas coisas em consideração para perceber ao máximo a abrangência do tema.


                       

                                  

Um comentário:

  1. Professor preciso do seu contato para poder rever minha nota do 4º bimestre. me envie um email por favor lirdesabreu@hotmail.com

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